Obstáculos na transformação organizacional


Na transformação de organizações um desafio geralmente encontrado é a culltura presente, ela está arraigada em cada profissional e as mudanças precisam ser gerenciadas da maneira mais cuidadosa e eficiente

A resistencia a mudanças é natural e faz parte do ser humano, principalmente quando ele percebe uma ameaça ou perda de beneficios, alguns outros perfis de cultura que prejudicam a transformação das empresas são:

  • excesso de hierarquia, gestão manda e obedece, falta de habilidade/conhecimento do time e microgestão / centralização de poder.

Para se construir uma nova cultura é preciso:

  1. a direção da empresa saber o que quer

  2. saber como chegar lá

  3. mostrar como se faz para chegar

Saber o que quer e saber como se atinge o objetivo é razoavelmente facil. Mostrar como se faz é um segredo de grandes lideres pois demanda mudança de dentro pra fora e tambem da propria direção para toda organização.

Aproximar-se de toda organização, dar autonomia aos funcionarios, aproximar-se mais dos clientes e treinar a organização intensamente para atingir os objetivos são ações essenciais na mudança organizacional.

Questionarios e avaliações são muito importantes para se entender o quanto os funcionarios sentem que estão proximos da tomada de decisão, quanto se sentem responsáveis, se todos os processos foram desenhados para atender o cliente, se existe um treinamento continuo para manter o time preparado para atender as expectativas de suas funções.

No final entendemos que para se mudar uma organização precisa-se mudar uma cultura e para se mudar uma cultura precisa-se mudar o comportamento. Empresas que tentam mudar a cultura e depois o comportamento tendem a falhar. Comece pela mudança de comportamento individualmente e depois prepare-se para mudar cultura e atingir seus objetivos com sucesso.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019 by Bru Matosn. Proudly created with Wix.com

  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook
  • Twitter